segunda-feira, 24 de novembro de 2014

Kefir - do Cáucaso para o seu organismo #2

O Kefir ou quefir, que já foi aqui apresentado, é formado por uma mistura complexa de lactobacilos e leveduras, formando os "grãos de kefir", que fermentam o leite, dando origem a uma bebida ácida.

leite fermentado com os grãos de kefir (ainda não coado)

Benefícios para a saúde:
Popularmente são reconhecidos vários benefícios no consumo diário de kéfir. Também se têm realizado diversos estudos científicos para avaliar a veracidade desses benefícios e estamos aqui a apresentar alguns deles:


Actividade anti-inflamatória
Estudos experimentais demonstraram uma atividade anti-inflamatória curativa de feridas, em ratinhos tratados com gel de kefir durante 7 dias.


Acção no tubo digestivo
Marquina e os seus colaboradores verificaram que o consumo de kefir aumenta significativamente as contagens de bactérias ácido lácticas na mucosa intestinal e reduz as populações de enterobactérias e de clostrídios. Além disso, o consumo de kefir tem-se demonstrado eficaz em tratamentos pós-operatórios e em pacientes com distúrbios gastrointestinais . Na Rússia, o kefir tem sido usado no tratamento de úlceras do estômago e duodeno de pacientes humanos.



Estímulo do sistema imunitário
A formação de péptidos bioactivos durante os processos de fermentação ou digestão do kefir mostrou a capacidade de estimular o sistema imune em modelos animais . Thoreux e Schmucker (2001), após a alimentação ratinhos com kefir, observaram um aumento na resposta imune da mucosa específico (IgA) contra a toxina da cólera.  Recentemente, um estudo in vitro, demonstrou a capacidade imunomoduladora a partir de grãos de kefir, sugerindo a sua influência sobre a secreção das citoquinas pró-inflamatórias de IL-6 e TNF-α por TLR-2.

Sem comentários:

Enviar um comentário