quarta-feira, 12 de novembro de 2014

Kefir - do Cáucaso para o seu organismo #1

O Kefir ou quefir, originário do Cáucaso, é formado por uma mistura complexa de lactobacilos e leveduras, organizados nos "grãos de kefir", que fermentam diversos substratos – sendo o leite (caprino ou bovino), historicamente, o mais comum deles. A palavra kefir deriva da palavra turca keyif, que significa “sentir-se bem” após ingestão.


O Kefir tem sido, durante séculos, uma bebida artesanal, feita em casa a partir dos grãos que vão sendo partilhados entre várias pessoas.

Preparação caseira:

1 –  Colocar os "grãos de Kefir" num recipiente, de preferência de vidro e de boca larga;
2 – Cubrir os grãos com leite (de vaca, de cabra ou de ovelha), deixando cerca de 1/4 do recipiente livre para os gases que se libertarão durante a fermentação;
3 – Coloque o recipiente num armário, tapado com um pano limpo e deixe repousar durante 24 a 48 horas, para que ocorra o processo de fermentação;

4 - Com um coador não metálico, coe a bebida entretanto fermentada para, por exemplo, frasquinhos de iogurte e coloque no frigorífico; a bebida fermentada dura 1 a 3 dias;
4 – Colocar novamente os "grãos de Kefir" no mesmo recipiente e  acrescentar nova porção de leite; o procedimento repete-se todos os dias (ou a cada 48h, caso prefira um bebida mais ácida)

Recentemente, a bebida fermentada também já é comercializada em vários estabelecimentos de venda alimentar.




Benefícios para a saúde:
Popularmente são reconhecidos vários benefícios no consumo diário de kéfir. Cientificamente também se têm realizado diversos estudos para avaliar a veracidade desses benefícios. Ao longo desta semana iremos abordar alguns desses estudos que procuram esclarecer os benefícios associados ao consumo do Kefir:

Atividade antimicrobiana 

Chifiriuc e os seus colaboradores observaram que todo o leite fermentado com grãos de kefir apresentava atividade antimicrobiana contra Bacillus subtilis, S. aureus, E. coli, E. faecalis e S. Enteritidis; os estudos indicam que a actividade antimicrobiana do kefir  está associada à produção de ácidos orgânicos, bacteriocinas, dióxido de carbono, peróxido de hidrogénio, diacetil e etanol.

Sem comentários:

Enviar um comentário