sexta-feira, 7 de abril de 2017

7 de abril, dia mundial da saúde: o papel da alimentação na saúde mental das pessoas

Hoje, dia 7 de abril celebra-se o Dia Mundial da Saúde. Este ano, a Organização Mundial da Saúde elegeu como tema a Depressão. Pode consultar mais em Depressão: Vamos falar!” 
As perturbações do foro depressivo afetam mais de 300 milhões de pessoas em todo o mundo. Em Portugal, estas doenças representam a terceira principal causa de incapacidade, afetando cerca de 16,7% da população, principalmente mulheres.
Recentemente, a alimentação tem sido estudada como forma de prevenir e minimizar os danos causados pelas perturbações de foro depressivo. O projeto MooDFOOD, financiado pela Comissão Europeia, está a decorrer em 8 países europeus com mais de 1000 indivíduos, pretende avaliar, ao longo de 5 anos, os efeitos da alimentação, nomeadamente do Padrão Alimentar Mediterrânico, dos estilos de vida e da obesidade no desenvolvimento de depressão.
Mais uma vez, as frutas, os hortícolas, os cereais naturais, as carnes brancas, o peixe e laticínios com baixo teor de gordura, têm-se revelado eficazes no bem estar das pessoas. A “Dieta Mediterrânica” uma vez mais a promover saúde!

Sem comentários:

Enviar um comentário