É já a partir de hoje que entram em vigor as novas regras de Rotulagem Nutricional!
A partir de dezembro, todos os rótulos dos alimentos têm de ter a informação nutricional bem como a lista de ingredientes completas.
Estas novas regras de rotulagem nutricional emanam de uma orientação europeia e com ela pretende-se uma informação mais clara, precisa e objectiva com vista a escolhas alimentares mais esclarecidas e mais saudáveis
Informação como o valor energético, lípidos, ácidos gordos saturados, hidratos de carbono, açúcares, proteínas e sal terá de estar obrigatoriamente indicada nos rótulos de todos os alimentos. Actualmente já se vê em grande parte dos produtos alimentares, mas não em todos.
Outra questão relevante é que os produtos alergénios passam a constar, especificados, na listagem de ingredientes, e não apenas sob a forma genérica de "pode conter vestígios", como acontece atualmente.
Outra obrigatoriedade é a da indicação da data de congelação da carne, produtos à base de carne e produtos de pesca congelados.
A dimensão dos caracteres também foi alvo de correção, passando a ser obrigatória uma dimensão mínima para facilitar a leitura dos rótulos.
A nova legislação contém ainda normas para a venda à distância, as vendas on-line.
Sem comentários:
Enviar um comentário