quarta-feira, 18 de fevereiro de 2015

Colesterol - a diminuição através de 5 dicas alimentares

Colesterol é uma molécula de cadeia longa, encontrado nas membranas celulares e transportado no sangue de todos os animais. É um componente essencial das membranas celulares dos mamíferos.
A maior parte do colesterol presente no corpo é sintetizada pelo próprio organismo, sendo apenas uma pequena parte adquirida pela alimentação. Ao contrário de como se pensava antigamente, o nível de colesterol no sangue não aumenta através do consumo de a alimentos que naturalmente contêm colesterol (ovo, polvo, lulas, bacalhau, camarão). Embora possa aumentar através do consumo de alimentos ricos em gorduras saturadas (fritos, por exemplo) e industrializadas (presentes em bolachas, tostas, bolos, folhados, molhos, etc).
De uma forma simples, pode dizer-se que existem diferentes tipos de colesterol:
  • Colesterol LDL: o chamado "mau colesterol" 
  • Colesterol HDL: conhecido como "colesterol bom" 
Ter o colesterol total acima de 220 mg/dl representa um risco para a saúde cardiovascular.
A alimentação é a forma mais natural e saudável de promover a sua redução. Vejamos algumas formas de o fazer:

1. Água morna em jejum

Resultado de imagem para copo de água morna

Hábito antigo de muitas populações, a água morna logo ao acordar promove a descarga do conteúdo da vesícula biliar (para que já não a tem, promove a descarga do conteúdo do canal que a substituiu) para o intestino. Desta forma, os sais biliares têm a oportunidade de serem eliminados do organismo, juntamente com a fezes, e não contribuírem para o "fabrico de novas quantidades de colesterol", no fígado.

2. Um fruto ácido a inaugurar o pequeno almoço

Resultado de imagem para frutos citricos

Uma laranja, duas tangerinas, um quivi ou morangos (cada fruta na sua época!) reforçam o efeito da água morna já bebida!

3. Gengibre

Resultado de imagem para gengibre

O gengibre pode ser consumido de diferentes formas: em estufados, sopas, em infusão. A sua ação é também anti inflamatória da placa de colesterol que se possa começar a acumular nas veias e artérias.

4. Uvas

Resultado de imagem para uvas pretas

A casca das uvas, em particular das uvas pretas, possui uma substância que naturalmente ajuda à diminuição do colesterol.

5. Aveia


A aveia, que pode ser consumida em flocos, ao pequeno almoço e lanches, possui fibras insolúveis que contribuem para eliminação de gorduras saturadas ao longo do tubo digestivo, diminuindo, desta forma, no sangue a matéria prima para o "fabrico do colesterol".



Sem comentários:

Enviar um comentário