quarta-feira, 18 de fevereiro de 2015

Colesterol - a diminuição através de 5 dicas alimentares

Colesterol é uma molécula de cadeia longa, encontrado nas membranas celulares e transportado no sangue de todos os animais. É um componente essencial das membranas celulares dos mamíferos.
A maior parte do colesterol presente no corpo é sintetizada pelo próprio organismo, sendo apenas uma pequena parte adquirida pela alimentação. Ao contrário de como se pensava antigamente, o nível de colesterol no sangue não aumenta através do consumo de a alimentos que naturalmente contêm colesterol (ovo, polvo, lulas, bacalhau, camarão). Embora possa aumentar através do consumo de alimentos ricos em gorduras saturadas (fritos, por exemplo) e industrializadas (presentes em bolachas, tostas, bolos, folhados, molhos, etc).
De uma forma simples, pode dizer-se que existem diferentes tipos de colesterol:
  • Colesterol LDL: o chamado "mau colesterol" 
  • Colesterol HDL: conhecido como "colesterol bom" 
Ter o colesterol total acima de 220 mg/dl representa um risco para a saúde cardiovascular.
A alimentação é a forma mais natural e saudável de promover a sua redução. Vejamos algumas formas de o fazer:

1. Água morna em jejum

Resultado de imagem para copo de água morna

Hábito antigo de muitas populações, a água morna logo ao acordar promove a descarga do conteúdo da vesícula biliar (para que já não a tem, promove a descarga do conteúdo do canal que a substituiu) para o intestino. Desta forma, os sais biliares têm a oportunidade de serem eliminados do organismo, juntamente com a fezes, e não contribuírem para o "fabrico de novas quantidades de colesterol", no fígado.

2. Um fruto ácido a inaugurar o pequeno almoço

Resultado de imagem para frutos citricos

Uma laranja, duas tangerinas, um quivi ou morangos (cada fruta na sua época!) reforçam o efeito da água morna já bebida!

3. Gengibre

Resultado de imagem para gengibre

O gengibre pode ser consumido de diferentes formas: em estufados, sopas, em infusão. A sua ação é também anti inflamatória da placa de colesterol que se possa começar a acumular nas veias e artérias.

4. Uvas

Resultado de imagem para uvas pretas

A casca das uvas, em particular das uvas pretas, possui uma substância que naturalmente ajuda à diminuição do colesterol.

5. Aveia


A aveia, que pode ser consumida em flocos, ao pequeno almoço e lanches, possui fibras insolúveis que contribuem para eliminação de gorduras saturadas ao longo do tubo digestivo, diminuindo, desta forma, no sangue a matéria prima para o "fabrico do colesterol".



quinta-feira, 12 de fevereiro de 2015

INFARMED e ASAE detetam suplementos alimentares adulterados






O nome destes suplementos alimentares identificados não foi, até ao momento, divulgado e não sabemos se em algum momento o será dada essa informação ou se apenas sairão discretamente do mercado. 

Pense duas, três... as vezes necessárias antes de se iludir e despender dinheiro na compra de um produto dito "natural", que afinal terá efeitos secundários sobre a sua saúde.


terça-feira, 10 de fevereiro de 2015

Emagrecer

 Sonha?               ou               Quer ?                ou               Vai?

Imagine 3 pessoas

A pessoa 1 sonha em emagrecer. 


A pessoa 2 quer emagrecer. 


A pessoa 3 vai emagrecer.

Qual destas 3 pessoas tem sucesso com no seu controlo de peso?

segunda-feira, 2 de fevereiro de 2015

Coaching aplicado à Ciências da Nutrição: obstáculos à mudança

Começa por fazer o que é necessário, 
depois o que é possível e, de repente, 
estarás a fazer o impossível.
São Francisco de Assis

Durante a elaboração de um plano de acção em nutrição é comum os clientes evocarem os seus obstáculos pessoais à prática desse mesmo plano que está a ser conjuntamente elaborado. É neste momento que estes obstáculos devem ser encarados e não antes, por forma a não desenvolver resistência por parte do cliente.



"Que alternativa sugere de modo a colocarmos este seu plano em prática?!" É uma das perguntas chave nesta fase. O cliente conhece melhor as suas próprias soluções do que nós. Assim outras afirmações empáticas como "partilhe comigo o primeiro passo que vai dar para colocar isso em prática!"  são promotoras da acção que se pretende desenvolver. Caso seja necessário, nós próprios podemos sugerir alternativas, mas antes devemos pedir permissão ao cliente para o fazer - a empatia em todos os momentos do processo!
Em situações de maior bloqueio à descoberta de soluções para o obstáculo em causa, devemos evocar sucessos anteriores do cliente, por forma a consciencializá-lo das suas capacidades já usadas noutros momentos

Alimentação na Gravidez

A manhã de sábado foi passada na Clínica Eme Saúde. Estivemos à Conversa com Barriguinhas. Entre outros assuntos, falamos sobre