As Cerejas são um fruto de elevada densidade nutricional, significando isto que em poucas calorias contribuem com vários e ricos nutrientes bioativos. São eles as antocianinas, a quercetina, o potássio, diferentes fibras, a vitamina C, os carotenóides e a melatonina. Cada um destes nutrientes tem actividades distintas no organismo, nomeadamente, antioxidante, baixa resposta glicémica e inibição enzimática, que potenciam no consumo de cereja benefícios preventivos de saúde, tais como propriedades anticancerígenas, prevenção de doenças cardiovasculares, diabetes, doenças inflamatórias (alívio da dor) e doença de Alzheimer.
quinta-feira, 19 de junho de 2014
Saúde numa mão cheia de cerejas (e poucas calorias)!!
As cerejas são o meu fruto de eleição. Não sei muito bem a origem da minha escolha, já que sou gulosa por muitos outros frutos! Talvez por serem de maio, o meu mês. Talvez por serem vermelhas. Talvez por serem raras. Muito provavelmente por serem muito saudáveis também, uma vez que já não sou capaz de dissociar os gostos alimentares dos benefícios para a saúde!
terça-feira, 10 de junho de 2014
Mais consciente enquanto come, menos peso
O ritmo a que se come influencia o que se come, o quanto se come e, como consequência, o que se pesa.
O American Journal of Clinical Nutrition publicou, em maio deste ano, uma revisão de 22 estudos com o objetivo de examinar como diferentes experiências no acto de comer influencia a taxa de consumo de energia e as avaliações subjetivas de fome.
Os resultados evidenciam que comer mais devagar está relacionado com a obtenção de um menor peso.
E como comer devagar?
- Sente-se
- Ofereça a si mesmo pelo menos 20 minutos para fazer a refeição
- Coma apenas! Não se envolva noutras actividades. Sim, deixe de lado o telemóvel, tablet ou afins!
- Brinque consigo mesmo e experimente comer com a mão não dominante: se é destro, coma com a mão esquerda e vice-versa!
- Socialize
- Mastigue mais
- Aqueça mais os alimentos
- Beba água ou chá (1 copo é suficiente): antes e durante a refeição
quarta-feira, 4 de junho de 2014
Frutas, vegetais e os segredos da longevidade sadia
O consumo de frutos e vegetais é um crucial na prevenção das doenças cardiovasculares.
A Organização Mundial de Saúde estudou e concluiu que um consumo diário de frutas e vegetais inferiores a 400g faz parte do top 10 dos riscos de morte, seja ela por cancro gastrointestinal (14%), doença cardíaca (11%) ou trombose (9%).
Em contrapartida, o consumo de frutos (particularmente ricos em vitamina C) e de vegetais (especialmente verdes) está associado ao menor risco de doenças cardiovasculares (os enfartes e as tromboses).
O consumo dos mesmos 400 g de frutas e vegetais diários pode reduzir o risco das doenças cardiocasculares e da Diabetes Mellitus.
Já comeu fruta hoje?! Vai comer sopa hoje?!
Subscrever:
Mensagens (Atom)