quarta-feira, 12 de agosto de 2009

Tempo de Sol é tempo de Vitamina D!

A vitamina D (ou calciferol) é uma vitamina classicamente conhecida por promover a absorção de cálcio, regular os níveis de fósforo, contribuindo para a mineralização óssea.

Esta é uma vitamina solúvel nas gorduras, pelo que as suas principais fontes alimentares são: o óleo de fígado de bacalhau, os cogumelos shiitake, o atum, sardinha e salmão, os produtos lácteos gordos e, em menor quantidade, a gema de ovo. No entanto, a principal fonte de vitamina D na natureza é a exposição solar.

A síntese fotoquímica de vitamina D (ou calciferol) ocorre na pele como consequência à luz ultravioleta B. A forma biologicamente activa, o 1,25-di-hidroxicalciferol, actua como uma verdadeira hormona com efeitos biológicos que se estendem à actividade anticarcinogénica, prevenção cardiovascular, modulação do sistema imunitário, actividade antimicrobiana. Especula-se ainda sobre a sua actividade análoga à das estatinas, podendo interferir no metabolismo do colesterol.

Se tem o privilégio de morar num país solarengo não hesite. Exponha a face, as mãos e os antebraços ao sol. Quinze a vinte minutos diários são suficientes para as peles mais claras. As peles mais escuras requerem um pouco mais de tempo, para que a penetração dos raios seja mais eficiente. E lembre-se de ser coerente, escolhendo os horários solares que não tragam prejuízo.

Bons banhos solares! Boa vida!

Sem comentários:

Enviar um comentário