Surpresa, orgulho e admiração quando hoje, enquanto relaxo e navego pelo Facebook, deparo-me com um artigo de opinião de Miguel Esteves Cardoso sobre Pedro Graça! Inicialmente achei que o cansaço dos olhos e da mente não me estariam a fazer ler correctamente. Depois achei que o famoso escritor se referiria a um outro famoso, desta feita homónimo de um professor meu. Fui ler! Era mesmo ele - Pedro Graça - o Prof de Saúde Pública do 3º ano da licenciatura, que escolhi para orientador de estágio quando o término da graduação ocorria 5 anos depois das primeiras praxes. Fui recordar isto tudo e, em particular, o discurso já visionário do Prof.
Os anos passaram e a admiração manteve-se. Aproveito sempre a oportunidade para o ouvir em congressos e saio sempre surpreendida, com apresentações fora do comum. Recordo uma vez, em Aveiro, em que o discurso foi feito através de quadros abstractos. Só ele!
Mais recentemente tive o prazer de estar em reuniões na Ordem dos Nutricionistas, em que o Prof Pedro Graça falava, já na qualidade de director do PNPAS. Ouvi com deleite e pensei: este Prof é já um Sr, um grande Sr, um elevado SER, já está num nivel de ser Emílio Peres.
Ah e Miguel Esteves Cardoso menciona um livro, o qual já divulgamos aqui no blog e uma entrevista recente no Público.
Feliz por ter bons mestres inspiradores!